Tutorial Forca #4 - Classes auxiliares

Boa tarde pessoal!!

Voltando de um final de semana com dia das mães, vamos recomeçar devagar...
Hoje vamos criar duas classes que vão auxiliar nosso app. Para isso, vamos criar um pacote utils, para deixar essas classes separadas das nossas activitys.
Dentro desse pacote, vamos criar a classe Palavras que, por enquanto, vai conter as palavras que serão sorteadas no jogo.
package br.com.blogspot.androidandrekunde.forcalite.utils;

import java.util.Random;

public class Palavras {

    private String[] palavras = new String[] {"AVIÃO", "AERONAVE", "AUTOMÓVEL",
            "MOTOCICLETA", "BICICLETA", "IATE", "NAVIO", "TERRA", "MERCÚRIO",
            "PLUTÃO", "MARTE", "JUPTER", "NETUNO", "ELEFANTE", "ESCORPIÃO",
            "RINOCERONTE", "DINOSSAURO", "REFRIGERADOR", "ÁFRICA", "BRASIL",
            "TELEVISOR", "POLTRONA", "SECADORA", "ESCORREDOR", "LIQUIDIFICADOR",
            "EUROPA", "AMSTERDÃ", "ESTADOS UNIDOS", "GRÉCIA", "ARGENTINA",
            "VENEZUELA", "BOTAFOGO", "SÃO PAULO", "FLAMENGO", "PALMEIRAS",
            "FLUMINENSE", "AMOR", "INTELECTUAL", "SÁBIO", "CULTURA", "SABEDORIA",
            "TUCANO", "BEIJA-FLOR", "ZEBRA", "CRUZEIRO", "COMPUTADOR", "FACULDADE",
            "PIPOCA", "MACARRÃO", "FEIJOADA", "SABÃO EM PÓ", "LAVANDERIA",
            "COZINHA", "CHURRASCO", "PARANAENSE", "MINEIRO", "SANTISTA", "GAÚCHO",
            "CATARINENSE", "AFRICANO", "BRASILEIRO", "AMERICANO", "CARTEIRO",
            "LIXEIRO", "PROGRAMADOR", "LUMINÁRIA", "LUTADOR", "COZINHEIRO",
            "VENDEDOR", "FLORICULTURA", "JAPÃO", "ARÁBIA SAUDITA", "EQUADOR",
            "MÉXICO", "PORTUGUAL", "ALEMANHA", "PROFESSOR", "CHAVEIRO", "FAMÍLIA",
            "DOCUMENTÁRIO", "DOCUMENTOS", "FAMILIARES", "LANCHONETE"};

    public Palavras() {
    }

    public String sorteio() {
        String palavraSorteada = palavras[(int)(random()*palavras.length)];

        return palavraSorteada;
    }

    public static double random() {
        Random r = new Random();

        return r.nextDouble();
    }
}

Vamos criar também uma classe chamada Replace, que será responsável por verificar se a palavra está completa e certa.
package br.com.blogspot.androidandrekunde.forca.utils;

public class Replace {

    public static String replaceAll(String source, String pattern, String replacement) {
        if (source == null)
            return "";

        StringBuffer sb = new StringBuffer();

        int idx = 0;

        String palavra = source;

        while ((idx = palavra.indexOf(pattern, idx)) != -1) {

            sb.append(palavra.substring(0, idx));
            sb.append(replacement);
            sb.append(palavra.substring(idx + pattern.length()));

            palavra = sb.toString();
            sb.delete(0, sb.length());

            idx += replacement.length();
        }

        return palavra;
    }
}
Bom, por hoje seria só isso... Amanhã pretendo começar a fazer funcionar toda essa lógica.
Espero que estejam gostando da série e até amanhã.
Ah... e para quem quiser baixar as alterações do projeto, clique aqui.

Sobre o autor

André Luís Batista Kunde
Técnico em Informática (2004), Bacharel em Administração com ênfase em Marketing (2009), buscando ser Engenheiro de Software, Trabalhando com software educacional e me aventurando pelo mundo da programação mobile.

0 comentários:

Copyright © 2013 Aprendendo Android and Blogger Themes.